Cães / Equinos

O que é a condroitina e para que serve ?

Escrito por: Lucas - Publicado em.: 17.06.2023

O Sulfato de Condroitina é uma glicosaminoglicana presente na substância presente nos tecidos conjuntivos de vertebrados, principalmente nas cartilagens. As principais fontes deste medicamento são tecidos cartilaginosos de animais de açougue, especialmente bovinos, suínos e aves. O Brasil, devido à grande quantidade de animais abatidos, é um grande exportador de matéria-prima para fabricação do sulfato de condroitina. tem se estudado novas possibilidades terapêuticas destas moléculas na medicina humana e veterinária com resultados bastante promissores: revestimento de formas farmacêuticas, tratamento de tendinites, reparação óssea, colapso traqueal em cães, além de inibição de crescimento de células tumorais e atividade antioxidante.

Os avanços tecnológicos e científicos das últimas décadas influenciaram o aumento da longevidade tanto da população humana quanto dos animais de companhia. Este aumento da longevidade trouxe como consequência a maior incidência de doenças degenerativas relacionadas à idade. Entre estas doenças destaca-se a osteoartrose e entre as opções terapêuticas da osteoartrose, o fármaco que tem apresentado melhores resultados é o sulfato de condroitina. Ainda, existe outro ramo da medicina que já utiliza o sulfato de condroitina, a oftalmologia, utilizado em pomadas e colírios para acelerar o processo de cicatrização.

Seu principal uso na veterinária está em doenças articulares de pequenos e grandes animais e até em humanos. Entre as funções do sulfato de condroitina está o reparo da cartilagem articular  e a desaceleração do processo degenerativo. Nos estudos com lâminas histológicas, o uso do sulfato de condroitina elevou a densidade celular, acompanhada de aumento da altura da cartilagem e os condrócitos( células da cartilagem)  mostravam-se ativos e responsivos à lesão da osteoartrite. Na imagem abaixo é possível ver a alteração citada anteriormente.

Uso na oftalmologia 

A substância  condroitina-6-sulfato é encontrada na córnea de mamíferos. O que torna recomendado para o tratamento sintomático de todas as formas de insuficiência lacrimal, alterações corneanas por déficit de mucopolissacarídeos, ceratoconjuntivites secas e como auxiliar da reepitelização corneana. O Sulfato de Condroitina (SC) estimula a formação de proteoglicanos por mecanismos intra e extracelulares. Além desse efeito restaurativo, a incorporação do SC diminui o processo inflamatório . Além disso, as glicosaminas possuem ação inibidora da plasmina, uma enzima fibrinolítica que é encontrada em córneas lesadas e com a inibição dessa enzima, melhora a cicatrização. 

Uso em Tendinites de Equinos 

As tendinites são frequentes em cavalos atletas e causam claudicação. É uma doença de difícil recuperação pois tem um longo período de tratamento e alta taxa de recidiva quando o animal retorna à atividade. Estudos avaliaram a eficácia do do SC oral e intramuscular no tratamento de lesões tendíneas agudas induzidas experimentalmente em equinos e concluíram que além do papel reparador de tendão o SC também possui efeito anti inflamatório significativo.

Colapso traqueal de cães 

O colapso de traqueia em cães é frequente em cães de meia idade e idoso, nos quais apresentam tosse crônica e sem secreção, falta de ar ( principalmente, quando praticam exercícios). A redução da excitação do animal é parte importante da terapia do colapso traqueal, porém não resolve o quadro de tosse crônica. Uma tentativa de melhorar o aporte de água para o interior das células, permite uma melhor atividade cartilaginosa da traquéia durante as trocas de pressão de ar nos pulmões, pode ser conseguida pelo uso do SC. O uso do SC comprovou, clinicamente, que o fármaco é uma opção de alta eficácia no tratamento a longo prazo dos distúrbios cartilaginosos traqueais, permitindo uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes, melhorando a função dos ciclos respiratórios.

Ainda, existem estudos que estão em processo para comprovar o poder do sulfato de condroitina na reparação óssea e cartilaginosa, em revestimentos de fórmulas farmacêuticas,no combate ao câncer e além da atividade antioxidante . Também foram realizados estudos para verificar a toxicidade do sulfato de condroitina em espécies prenhes e os estudos concluíram que o sulfato de condroitina é seguro, porém  devido a seu efeito heparinóide, em alguns casos pode ocorrer diarreia sanguinolenta que melhora após a suspensão do medicamento. 

Na agipec, você encontra dois produtos a base de sulfato de condroitina:

Lacrilon Injetavel

O lacrilon conta com 12% de  sulfato de condroitina em 5 ml e sua via de administração é intramuscular para cavalos e para cães pode ser administrado via subcutânea ou intramuscular. A indicação prevenção e reparação de doenças osteoarticulares. Em ambos os casos, o espaçamento entre as doses pode ser de 4 a 7 dias ou conforme a orientação do médico veterinário. Não existem contraindicações e a aplicação deve ser feita de forma asséptica. 

Condroton

O condroton conta com sulfato de condroitina A e o sulfato de glicosaminas. Sua indicação é mais ampla e pode ser utilizado em cavalos, bovinos, ovinos, búfalos, caprinos, suínos e avestruzes com o objetivo de proteção e reparação osteoarticular. Sua via de administração pode ser via subcutânea ou intramuscular e devem ser feitas no mínimo 5 aplicações com intervalo de 5 a 7 dias ou conforme a prescrição do médico veterinário.

Além desses medicamentos , algumas das rações que vendemos também possui na sua formulação, o sulfato de condroitina que como falado anteriormente, traz inúmeros benefícios para o seu animal.

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *